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Como diminuir os processos burocráticos do seu negócio?

27/08/2020
Como diminuir os processos burocráticos do seu negócio?

A burocracia em excesso torna os processos lentos e prejudica a produtividade na área da saúde. Saiba como equilibrar sua gestão.


A gestão hospitalar tem um caráter complexo, porém a função da desburocratização é justamente fazer com que o tempo e foco dos profissionais da saúde estejam no cuidado com seus pacientes e não sejam desperdiçados.

Nesta gestão, encaixam-se especificamente, os recursos humanos tanto dos profissionais da saúde quanto dos pacientes, estoque de medicamentos e equipamentos, fluxos e turnos diversos. E tudo isso com todos os cuidados sanitários.

Novas soluções nos modelos de gestão, têm mostrado resultados positivos, através da simplificação de fluxos e, concomitantemente, aumento da produtividade. Assim, evitando processos e etapas que podem trazer lentidão ao trabalho.

Se seus processos estão lentos, desintegrados e isso afeta a produtividade e resultados do seu hospital, continue lendo esse artigo até o final.


Como desburocratizar processos e fazê-los trabalhar para você?
Certo grau de burocracia é necessário, mas o excesso pode tornar-se um grande vilão dos gestores e administradores. Ao longo dos últimos anos modelos de gestão foram modificados e aplicados, principalmente em indústrias.
Protocolos, documentação, assinaturas, autorizações e formulários estão presentes nas rotinas de trabalho de pequenas e grandes empresas, mas a tendência é modernizar os processos utilizando a tecnologia.

Para equilibrar de forma inteligente seus processos, separamos algumas direções:


A autonomia pode agilizar tomadas de decisão
A autonomia dos colaboradores deve ser equilibrada mantendo o papel dos líderes. Alguns processos de aprovação podem ser simplificados facilitando as tomadas de decisões.

Para que uma equipe tenha a capacidade para dar respostas autônomas ela precisa ser treinada para tal. Por isso, é importante estar sempre investindo em treinamentos com constância.


O tempo girando ao seu favor
Defina prazos factíveis para cada fase. Assim, será mais fácil cumprir tarefas de forma efetiva e dentro do tempo adequado. Sem gerar desespero ou grandes intervalos sem atividades.

Divida seu dia em blocos práticos de atividades. Por exemplo, a primeira parte do dia será dedicada a rever os prontuários da semana, a segunda parte conferir as demandas do dia e a terceira  organizar o material para a reunião do dia seguinte. 


Processos devem ser revistos com frequência
Analise com certa frequência se seus processos, ainda, fazem sentido e estão trabalhando para otimizar os serviços da sua rotina. Entre as questões que devem ser feitas estão:

  • O tempo de resposta desse processo é adequado? 

  • O número de pessoas envolvidas em um único processo é o ideal, está em excesso ou falta? 

  • Essas ações estão retornando no aumento da produtividade?

  • Quais pontos precisam ser melhorados?


A tecnologia é uma grande aliada!
Se for possível reduza a geração de papéis em sua documentação, protocolos e formulários. Uma ótima opção é digitalizar documentos  e optar pelo uso das assinaturas eletrônicas.

Não pare apenas nesta etapa, a tecnologia pode otimizar todas as fases da sua gestão, seja através do uso de aplicativos e sistemas que permitem automatizar processos, seja para organizar e unificar agendas digitais a rotina e, muito mais.

Dessa forma, como apresentado no início deste artigo sua equipe terá tempo e disposição para focar no que é realmente importante, atender seus pacientes com excelência.


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