0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Entenda o que é diagnóstico por imagem e os tipos mais comuns

23/11/2021
Entenda o que é diagnóstico por imagem e os tipos mais comuns


Quando falamos de saúde, exatidão é essencial. Com avanços tecnológicos, a área da saúde foi se desenvolvendo e, hoje, pode oferecer resultados com muito acerto.

O diagnóstico por imagem, por exemplo, é um desses avanços. Consiste em uma série de técnicas que permitem descobrir as causas de uma lesão ou doença de uma forma extremamente precisa. Essas técnicas incluem raios-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros. Conheça os principais tipos de diagnóstico por imagem:


Ultrassonografia 

Também conhecida por ultrassom, a ultrassonografia é um exame de imagem realizado por um transdutor - aparelho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. 

É a forma mais segura de diagnóstico por imagem e tem uma ampla gama de aplicações, além de ser uma das formas mais econômicas, que não utiliza radiação. 


Raio-X

Os raios-X são uma forma de radiação eletromagnética, geralmente utilizados para diagnosticar problemas no sistema esquelético e detectar cânceres.

São de baixo custo e rápidos, porém oferecem alguns riscos associados ao uso de radiação. Por isso, devem ser usados apenas quando estritamente necessários.


Ressonância magnética

A ressonância detecta a movimentação de moléculas de água presentes em cada tecido do corpo. O paciente entra em uma espécie de túnel, deitado. Ao contrário do que muitos pensam, nesse método não há emissão de feixes de radiação, mas sim uma detecção de campos magnéticos e movimento de partículas.


Tomografia 

A tomografia computadorizada é uma forma de raio-X que cria uma imagem 3D para diagnóstico. O paciente se deita em uma mesa motorizada, dentro de uma abertura circular. 

As tomografias computadorizadas proporcionam muita clareza e precisão, com imagens extremamente detalhadas dos órgãos internos, ossos, tecidos e vasos sanguíneos.


Conte com o Sistema COLMEIA para ajudá-lo no agendamento desses e outros exames! 


Fale com nossos consultores

0800 707 5900

(35) 3729-9929


Acompanhe nossas redes

@sistemacolmeia


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.