0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

TISS: Guia completo sobre o assunto

05/01/2022
TISS: Guia completo sobre o assunto


Para os profissionais de saúde que desejam atuar em parceria com convênios, o TISS não é um instrumento apenas essencial, mas também obrigatório. Ele deve ser adotado por todos os prestadores de planos de saúde.

É de extrema importância compreender as características e funções do TISS para que as atividades da instituição estejam sempre em conformidade com os requisitos legais. 

Quer entender melhor esse assunto? Continue a leitura.

 

 O que é TISS?

O padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) é um conjunto de regras destinadas a padronizar os serviços médicos prestados aos pacientes e a comunicação entre planos de saúde e prestadores de serviço. 

O objetivo da TISS é introduzir normas nos procedimentos administrativos do setor da saúde, para monitorizar e analisar os operadores relacionados aos setores financeiro, econômico e assistencial. 

Isto é particularmente benéfico para as operadoras de plano de saúde e também para o prestador de serviço, que usam o padrão TISS para receber informações sobre os serviços do contrato de forma padronizada. 


Para que serve o TISS? 

O principal objetivo dessa ferramenta é reduzir glosas e fraudes, mas também auxilia na organização de contas hospitalares, atendimentos médicos e exames. 

Na prática, o TISS facilita a organização de sistemas de informação (como ERPs) entre prestadores de serviço e operadoras de planos de saúde. 


Como o TISS é dividido? 

O TISS é um padrão dividido em 5 componentes, que constituem a base do modelo utilizado para o registro de informações médicas trocadas entre operadoras e prestadores de serviço do setor de saúde.

Os 5 componentes são:

  • Organizacional: o conjunto de regras ligadas à operação;

  • Estrutura e conteúdo: na arquitetura dos dados, sendo na distribuição ou aquisição destes dados;

  • Representação de conceitos: a padronização dos termos;

  • Segurança e Privacidade: garantia de proteção e sigilo do paciente;

  • Comunicação: métodos e meios de comunicação para padronizar o envio de mensagens eletrônicas.


Fale com nossos consultores

0800 707 5900

(35) 3729 - 9929

 

Acompanhe nossas redes

@sistemacolmeia



Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE